Ano novo, trabalho novo

Por quanto tempo seu emprego está garantido?

Para um contrato CLT, 30 dias é a resposta.

30 dias é o tempo que você deve dar de aviso prévio para a empresa.

30 dias é o tempo que a empresa deve te dar de aviso prévio.

A cada 30 dias, a empresa faz o pagamento pelos seus serviços prestados e novos 30 dias se iniciam. Estamos “quites”.

Ao entrar na empresa no dia primeiro de um novo mês, nosso modelo mental deve ser o de um empreendedor satisfeito: Realizamos uma renovação de um grande contrato, com nosso principal cliente.

No primeiro dia de um novo ano, este alto astral deve ser ainda mais celebrado. Eu, por exemplo, trabalho na Leucotron há 14 anos. Para ser mais preciso, completo meus quatorze anos amanhã, dia 05/01/2018. De uns anos para cá, desenvolvi o hábito de começar o ano como se tivesse acabado de ser contratado para substituir o gerente anterior. O gerente anterior, neste ano de 2018, é o Vinicius 2017.

Começo por reconhecer as coisas legais que ele fez. E, na sequência, olho para as coisas erradas que ele deixou para trás. Sem julgamento, pois aquela decisão, eventualmente errada, foi a melhor que ele poderia tomar naquele momento. O fato simples é que aquilo que está errado precisa ser corrigido.

Desta forma, com o espírito livre e a consciência tranquila, traço meus objetivos. O que deve ser mantido da gestão Vinicius do ano anterior e o que deve ser corrigido ou implementado.

E é assim que eu faço para, mesmo estando na mesma empresa, e muitas vezes no mesmo cargo, “mudar” de empresa e de cargo todos os anos.

Além de todas as vantagens e da energia de estar iniciando um novo ciclo, há um efeito colateral interessante nesta prática: Ao iniciar novos ciclos todo mês e “mudar” de trabalho a cada ano, a mudança deixa de ser um medo, mas uma realidade à qual estamos habituados.

E aí, topa começar 2018 do zero?

Vinicius Soares

Gerente de Produtos na Leucotron Telecom

Fundador do AiNews Network

Texto postado originalmente no LinkedIn de Vinicius Soares